segunda-feira, 17 de maio de 2010

Estivemos, mais uma vez, nas Terras da Costa

Hoje, o deputado do Grupo Parlamentar do BE na Assembleia da República, Pedro Soares, a vereadora Helena Oliveira e os deputados municipais, Luís Filipe, Ermelinda Toscano e Henrique Pires, estiveram numa visita às Terras da Costa destinada a ouvir as preocupações dos agricultores.

O coordenador do Movimento de Cidadãos que está a liderar o processo, fez um resumo histórico do diferendo sobre a titularidade das terras (que opõe os rendeiros e a CMA), apresentou mapas e documentos diversos. E os agricultores falaram das razões da sua luta e da incapacidade de diálogo da CMA, criticando a atitude prepotente da autarquia e a utilização da força para mandar desocupar os terrenos ainda antes de o Tribunal decidir sobre quem é o efectivo proprietário das terras.

De tudo tomámos boa nota e mostrámos a nossa solidariedade para com os agricultores, em particular pelo acto de violência despropositado cometido pela CMA.

Brevemente voltarei a este tema, pois a notícia de hoje destinou-se, sobretudo, a informar da visita. Agora há que estudar a documentação disponível.

Mais informo que estamos a organizar um arquivo online, com dezenas de documentos sobre o assunto facilitando a procura de informação.

2 comentários:

  1. Não acha que foi um pouco tarde?
    Já agora, pode revelar o nome do coordenador do movimento dos cidadãos?

    Fernando Miguel

    ResponderEliminar
  2. Caro Fernando Miguel:

    Nunca é tarde para se tratar, seriamente, deste assunto. Até porque, esta não foi a primeira vez que elementos do BE foram visitar as Terras da Costa. Acontece é que o fizemos sem alarido. Além disso, aparecer em primeiro lugar nas notícias e fazer uma visita em "cima da hora" não é sinónimo de que se estão a desenvolver quaisquer iniciativas tendentes à resolução do problema, pode ser apenas aproveitamento mediático e os agricultores não é disso que precisam.

    Quanto ao nome do coordenador do movimento de cidadãos, peço desculpa por não o ter citado: é o professor José António Costa Pereira, que tem vindo a efectuar um trabalho notável de investigação e de cidadania.

    ResponderEliminar